Poesias Encontradas na Arrumação do Quarto

A prosa poética abaixo, ou narração, como gosto de chamar, foi encontrada quando arrumava meu quarto uns dias atrás e ela não entrou no livro que montei com meus textos. Estava perdida sem passar a limpo e foi bastante satisfatório encontra-la. Não tem data nem nada, mas tem uma certa relevância. Pra mim, essas narrações só têm duas finalidades: provocar uma apropriação em quem lê e registrar o que sentiu quem escreveu. Com vc, Leitor, Meu Coração:

* * * * * * *

Meu coração é um vagabundo sem lugar. Vive jogado, de lá para cá. Ainda e além. Meu coração não tem ninguém. Mas eu deixo que ele seja de qualquer um. Coração como eu não tem nenhum. 
Meu coração é um vagabundo solitário. Dorme em qualquer pátio. Oferece sua mão. Meu coração não tem coração. Deixa um pouco dele em cada um. Como a memória de uma canção.
Meu coração já apanhou de muita gente. As vezes dormindo, indigente. Coração com um sentido que não sente. Errante e incompetente. Não consegue fazer escolhas. Sofre as vezes, á toa.
Meu coração adora rabiscar em algumas folhas. Mas o outono nunca cai no esquecimento. Sabe que não importa quantas folhas há que estão escritas. A questão éque todas são levadas pelo vento da vida.... um dia.


* * * * * * *


A próxima poesia foi escrita enquanto trabalhava no shopping vendendo joias. Eu trabalhava na parte da manhã e na fase em que eu estava, a falta de movimento na loja me levou a escrever um pouco. Com vc, A Gaiola:

* * * * * * *

A gaiola não é hora nem lugar
A gaiola não é lugar para viver
Na gaiola falta ar pra respirar
Na gaiola não resplandece nosso ser


Pelas grades da gaiola coloco meu rosto
Não me encontro e não enxergo além.
Fico aquém e quieto
Agarro as barras, sinto as amarras


A gaiola é só paredes e teto
E a alma fica presa numa caixa
e mesmo que entre luz de dia
Tudo que ela toca é só uma gaiola vazia


De madrugada a gaiola esfria
o lugar tem sua própria temperatura
Dentro dela o infinito tem limites
e vc não voa mais alto que a própria altura


A gaiola não é hora nem lugar
A gaiola não é lugar para vc
A gaiola foi criada para fugir
A gaiola que existir
Acredite
é uma barreira a vencer


Para sair da gaiola
só é preciso saber a hora
Para sair da gaiola
o que está dentro, doendo
precisa de força e voar para fora
A gaiola não abre portas, portanto,
não espere
Sua fuga começa agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário