H O N R A

Cadela leva 40 tiros, é enterrada viva e sobrevive em Malta


Eu sei de duas coisas importantes: que eu vejo os animais e a natureza de uma forma especial. Essa é a primeira. A segunda é que entendo porque as pessoas vêem as mesmas coisas que eu vejo de um ponto de vista diferente. Crucialmente diferente.

Entendo que é complicado emprestar humanidade para um ser com capacidades diferentes da nossa. E isso acontece, mesmo entre humanos. Uma menina que pinta quadros com os pés, porque não tem braços, continua sendo chamada de deficiente por aquele que tem braços; pinte ele um quadro ou não.

A humanidade tem um problema: gosta tanto de si mesma que só gosta de si mesma. E tudo que não fizer parte de seu mundo humano é fatalmente desprovido de crédito.

A inteligência da natureza, a emoção dos animais, Deus, os milagres e tudo que existe no desconhecido. Por isso que eu afirmo entender como é difícil para muitas pessoas ver as coisas da maneira que eu vejo. Mesmo que sejam as mesmas coisas.

Então eu vou tentar ajudar. Não porque creio ser portador da verdade, nem ter feito uma grande descoberta, mas acredito fielmente que ver as coisas como estou vendo agora podem melhorar muito a sua vida.

Primeira ponto: as duas únicas certezas que temos da nossa humanidade é que nascemos e que morreremos, portanto, vida e morte são o cerne da nossa realidade.

Segundo ponto: um animal sabe o que é o nascimento de outro animal. Ele respeita isso. Ele entende isso. Protege. Alimenta. Supre. E um animal também reage diante da morte. Luta. Resiste. E por fim se entrega. Se homens e animais têm as mesmas reações diante daquilo que realmente importa, do cerne, da vida e da morte, então suas realidades não são assim tão distantes.

Incrível como pequenos detalhes podem ser motivo para distanciar tanto de como deveríamos ser.

Honra.

Estou tentando te ajudar a honrar a vida dos animais como você honra a sua. Assim que muitas pessoas começarem a honrar a vida para além do ego humano algumas das piores coisas já vistas nessa terra estarão com os dias contados. E eu espero por esse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário