...FENIX - CINZAS - FENIX - CINZAS..

Eu queria apenas ser capaz de viver o que eu acredito. Digo isso porque olhando para trás comecei muitas coisas o qual não terminei. Metas, planos, e ultimamente, sonhos. Claro, dá pra culpar mundos e fundos. O país, a economia, minha geração, meus pais, a mim mesmo e até o fim dos tempos. Mas descobri que conforme a gente continua não-conseguindo chegar aonde planejou, começamos a justificar essa falta só pra nos convencermos de que era de fato impossível. E só o impossível é impossível, vc se lembra?

Até alguns dias atrás eu tinha na igreja um ministério de artes e cultura. Ensaiava peças, apresentava, dava aulas, oficinas, e mesmo sem ganhar nada (financeiramente falando) pra mim, aquilo fazia todo o sentido. Isso agregado ao fato de estar produzindo artesanalmente meus próprios livros, vendendo-os, dando aulas, escrevendo coisas novas, fazendo arte, era meu universo. Tinha planos bem maiores que estavam a caminho. Havia também uma infinidade de vivências que não realizei.

Acontece que o universo é caótico. Caótico. Hoje, um cara que atua, escreve, toca, sapateia, desenha entre outras coisas, trabalha num shopping de domingo a domingo oferecendo cartões de crédito. Nada de indigno na ocupação, não é isso que quero dizer e nem que sou bom demais para fazer isso, mas olha só como as coisas tomam um rumo diferente. Vc se projeta para se tornar uma coisa e acaba sendo outra o qual nunca se projetou.

"Nossa Tarcísio! Tudo isso porque vc arrumou um emprego?"

Acontece, Leitor, que algumas pessoas pensam que eu vejo as coisas maiores do que são, quando na verdade eu vejo as coisas exatamente do tamanho que elas são. Todos os bons amigos te dizem o que fazer. Mas não são capazes de simplesmente dizer: "não consigo imaginar o que vc está passando".
Seria a coisa mais honesta a fazer. Mas não conseguem.
Se a gente for atrás das nossas verdadeiras pulsões vamos perceber que tomamos decisões baseados nos piores impulsos. E eu aprendi a ver as coisas de uma maneira diferente. E nem isso me livrou de trilhar o caminho da mesmice.

Vou tentar te explicar:
Nós todos vivemos no tempo. E o significado de viver é o que vc faz nele. A maioria das pessoas apenas existe. Quando vc está livre vc pode viver os seus sonhos. Quando vc está empregado vc está atrelado ao sonho de outra pessoa. Alguém que sonhou ter uma grande empresa em diversos países, e olha só vc, agora vc é parte do sonho de alguém. Quando vc tem o sonho de ter um carro do ano na garagem, acho até válido vc se atrelar ao sonho de alguém porque a consequencia é que vc vai realizar o seu sonho conjuntamente. Mas, Leitor, quando vc tem o seu próprio sonho, aquele que ninguém mais no mundo sonhou, aquele só vc é capaz de fazer e que vc levou muito tempo para construir dentro de vc da maneira certa, então Leitor, não faz o menor sentido bater o cartão.

O bom dessa história é que o ser humano foi feito com uma vantagem: adaptação. Nos adptamos muito rápido a praticamente tudo. A última vez que voltei para casa chorando porque não estava trabalhando com algo que alimentava a minha alma, eu fiquei mais 5 anos nesse emprego.
Agora eu começo essa fase. Posso comparar com o pior e pensar que tenho sorte. Posso olhar para o que eu acreditava e pensar que estou parado no tempo. Tudo depende do pensamento.

Tudo depende do pensamento

Já li que "se vc acredita que pode, vc está certo. E se vc acredita que não pode, também está certo". Vai daquilo que vc acredita.
Só peço a Deus que me ajude a me adaptar depressa. Que eu possa deixar a arte numa cova rasa, aonde, com algum milagre ela possa sair e respirar.
Também peço um novo sonho. E sonhar de novo é quase nascer de novo.

Aquele que lê que me perdoe, mas diante das barreiras (diferentes de obstáculos)  nós temos duas maneiras de reagir: com tristeza ou com raiva. E se pareço melancólico pra vc, certamente vc não quereria ver essa melancolia transformada em raiva.

Nossa vida é apenas um fôlego (música de Brooke Fraser) melhor então respirá-la.

Obrigado por ler
Tarcísio França

Nenhum comentário:

Postar um comentário