MENINO DO JORNAL


Extra, extra, extra!
Notícias urgentes! Moda, comportamento, saúde, beleza, o presidente.

Extra! Encontraram água em solo marciano! Extra, extra, mas cheio de mosquito da dengue nadando!
A igreja católica é contra o aborto! Extra, extra! Pé direito do Garrincha era torto!

No caderno de receitas, na página 26, você aprende com 3 ovos a fazer uma refeição para três.

Extra! Extermínio de ratos de esgoto foi um sucesso! Extra, extra! Pena que sobraram alguns no Congresso.
Extra, extra! O homem acaba de pisar na Lua! Extra! Ex Big Brother faz ensaio completamente nua!

Diz a manchete que a Amazônia foi devastada. Os animais fugiram, os rios secaram, não sobrou mais nada. Diz que as árvores foram cortadas ao léu por uma série de homens maus que fabricam papel para imprimir o nosso real.
Extra, extra! Mais barato, mais barato, Extra!
Extra! Saiu a campeã do Miss Universo! Extra! Mensalão continua um Miss..Tério.
Extra! Plutão deixou de ser planeta! Extra, extra! Mudaram toda nossa língua portuguesa.

Palavra Cruzada:
Começa com F, tem quatro letras, é uma palavra da moda. Pergunta é: A vida do pobre hoje em dia ta...?

EXTRA!
Encontraram um disco voador. Tiraram uma foto do Sol. Vitória do Tricolor. Processaram o comercial da Skol! Descoberta a cura de uma doença rara. Pescador diz ter encontrado gênio numa garrafa. Caiu o muro de Berlim. Foi achado o paradeiro de um tal de Osama Bin... lá vem bomba!
Mais um pouco e falamos na gripe do porco!

É tanta informação! Que faço eu com isso? Passá-la de mão em mão, esse é o meu serviço. Impressionante, no jornal cabe o mundo inteiro. Tem gente que nem lê, tem gente que lê até no banheiro. Gente que usa pra forrar a gaiola do passarinho. Gente que pula o muro pra pegar o jornal do vizinho. Que enrola pra dar bronca em cachorro mal educado. Gente que gosta de espiar o jornal de quem está do lado. Eu mesmo, não sou muito chegado. Tem coisa que gosto de ler, mas tem coisa que me deixa chateado. Tem enchente, tem morte, tem vexame nacional. Tem coisa que eu tenho vergonha de ter saído no jornal.
Sabe o que eu gostaria mesmo de ler? Sabe o que eu gostaria mesmo de ver publicado? Uma manchete grande assim dizer: “MENINO DO JORNAL ACORDOU E FOI PARA O TRABALHO!” Não seria bom se cada um tivesse sua própria manchete? Cada um de nós virando notícia? Uma linha de fama todo mundo merece! Não ia melhorar o nosso dia?

Todos os cadernos com tudo que aprendi. Os dias da minha vida da maneira como os vivi. As colunas com as minhas lembranças. Entrevistas sobre o meu emprego. Reportagens sobre a minha infância. Página dupla do primeiro beijo. As tirinhas no caderno de passatempos seriam os rabiscos de giz de cera que não faço há muito tempo.
Aquela menina do passado, que passava de saia e me deixava em maus lençóis. Imagine em letras garrafais uma notícia como esta. "EXTRA! EXTRA! GABRIELLA SORRI PARA ELE DA JANELA!” Ah! Colocaria a página inteira numa moldura! Desse jornal até analfabeto faria assinatura.

Mas nem tudo é perfeição e quando olho pra minha mão percebo que tenho ainda muitas entregas. Muitos jornais para espalhar pela cidade. Mas como seria bom montar minha bicicleta e passar de casa em casa só espalhando felicidade. Que bom seria trabalhar desse jeito. Entregar uma notícia boa. Publicar os sonhos que temos no peito. Do jeito que fofoca voa, acredito que um dia isso ainda será feito.

Extra, extra, extra!
Notícia de Última Hora: o menino do jornal está indo embora!
Extra! Agradecendo a Deus que do alto tudo vê! Que para ele sejamos sempre notícia boa, agradável de se ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário